Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves

A Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves (APAA) foi constituída em Novembro de 2007 para reunir anilhadores nacionais e estrangeiros, promover a troca de ideias e informação e desenvolver os valores técnicos e científicos da anilhagem de aves, com o propósito de contribuir para o estudo e conservação das aves selvagens.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 

Sobre a APAA

MISSÃO

Desde que foi constituída, o trabalho desenvolvido pela APAA permitiu atingir objectivos importantes para o desenvolvimento da prática de anilhagem científica de aves em Portugal, como a dinamização de projectos e de acções de formação e a publicação de materiais técnicos essenciais para esta actividade.

 

Para dar seguimento a todo este trabalho,acreditamos que podemos e devemos melhorar ainda mais a actividade de anilhagem científica, abrangendo o maior número possível de anilhadores e de pessoas interessadas em contribuir para esta actividade, divulgando resultados e promovendo paralelamente um estreito intercâmbio entre todas as entidades nacionais e internacionais envolvidas. 

 

Neste sentido, para além da desejável e necessária continuidade do muito trabalho já desenvolvido, é fundamental trabalhar para envolver todos os associados e cativar novos anilhadores responsáveis, tornando fácil e aliciante o acesso à informação sobre o trabalho realizado, como e por quem.

Assim, o plano de actividades, em linhas gerais, pretende:

  • Promover a manutenção e incremento dos projectos de esforço constante, nomeadamente o PEEC e o MAI, de forma a que estes produzam dados robustos e continuados no tempo;

  • Garantir uma análise regular e divulgação dos resultados dos projectos de esforço constante;

  • Criar incentivos aos anilhadores/grupos de anilhagem que mantenham activas estações de esforço constante;

  • Disponibilizar toda a informação técnica e publicações sobre anilhagem de aves em Portugal;

  • Dinamizar a divulgação regular de registos de anilhagem de Portugal particularmente interessantes;

  • Realizar cursos e formações técnicas frequentes;

  • Apoiar em questões técnicas.

ORGÃOS SOCIAIS

Os orgãos sociais da APAA são constituídos por sócios da Associação em regime de voluntariado.

Orgãos eleitos para o triénio 2019-2021:

Direcção Nacional

Presidente – Carlos Pacheco
Vice-Presidente – Verónica Bogalho
Vogais Efectivos – Nuno Ramos, Bruno Herlander Martins e Guillaume Rethore
Vogais Suplentes – Jorge Nightingale e Thijs Valkenburg

Mesa da Assembleia Geral

Presidente – David Gonçalves
Vogais Relatores – Luís Silva e Susana Mendes

Conselho Fiscal

Presidente – Michael Armelin
Vogais Relatores – Rui Brito e Ricardo Lopes

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO

O normativo de funcionamento da APAA pode ser consultado no documento:  

    Estatutos da APAA (pdf)

Projectos

PEEC
MAI
FICHAS AO DESAFIO

O Projecto Estações de Esforço Constante pretende estimar a abundância de várias espécies de aves nidificantes ao longo dos anos, com o objectivo de monitorizar as alterações das populações de aves selvagens em Portugal.

O Projecto Monitorização de Aves Invernantes visa estudar a origem geográfica das aves invernantes, as suas interacções com as populações de aves residentes e a sua fidelidade aos territórios de invernada em Portugal.

Desafio lançado aos sócios para traduzir as famosas fichas de anilhagem do espanhol Javier Blasco Zumeta, bastante úteis para identificar e determinar a idade e o sexo de muitas aves.

 
 

Sócios

TORNA-TE SÓCIO DA APAA

Junta-te a nós para participar e colaborar nas diversas actividades e sessões de anilhagem desenvolvidas pela APAA e pelos seus associados por todo o país. Receberás informações regularmente através da nossa newsletter eletrónica.

Aproveita ainda os descontos nas inscrições dos encontros de anilhadores e das acções de formação, e ainda nos produtos da loja APAA e em material de anilhagem. Terás ainda, prioridade em todas as actividades e sessões em que seja necessário inscrição.

Tipo de sócio e quota 2020:

Sócio anilhador credenciado - 15 euros/ano

Sócio não anilhador - 10 euros/ano

Sócio familiar - 22,5 euros/ano (engloba um registo de associado para cada elemento do agregado familiar e filhos até 25 anos)

Para te inscreveres como associado, preenche todos os campos da Ficha de Sócio, realiza o pagamento da quota anual e envia o comprovativo de pagamento para: apaa@apaa.pt

RENOVAÇÃO DE QUOTAS

Se já és sócio da APAA, para renovares o pagamento da quota anual deverás contactar-nos através do email apaa@apaa.pt e seguir as indicações dadas.

Porque a opinião dos sócios é importante,
envia-nos as tuas sugestões!

Entra em contacto

Geral:  apaa@apaa.pt
Direcção Nacional:  direccao@apaa.pt
Assembleia Geral:  assembleia.geral@apaa.pt
 

 

© 2020 Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now