top of page

Webinar anual do PEEC

No passado dia 3 de abril, realizou-se o webinario anual sobre o Projecto Estações de Esforço Constante - Nidificação.




Com uma audiência composta por quase 40 participantes, a maioria anilhadores, o webinar constituiu um bom espaço de partilha de informações sobre os resultados do programa, como também de comunicação entre os intervenientes, tendo-se debatido aspectos e procedimentos a melhorar, necessidades e novas linhas de análise dos dados.

Foi apresentado o ponto de situação sobre o número de estações em actividade que ronda as dez anualmente, assim como a análise estatística possível para obtenção de tendências.

A importância do esforço de manutenção das estações já em actividade é importante para a robustez dos dados, mas é também de relevar o aumento do número de estações, em habitats estáveis e que sejam exequíveis de manter por vários anos. A união de esforços de diferentes anilhadores para uma mesma estação pode ser uma boa estratégia neste sentido, reforçando a importância dos grupos de anilhagem.

Em 2023 há já algumas novas estações a iniciar a actividade, mas o repto foi também lançado para a criação de novas estações em zonas de caniçal em zonas do país onde são inexistentes, de modo a robustecer o conjunto de dados disponível para as espécies características destes habitat.

Foram também debatidas algumas questões relacionadas com o ajustamento das datas do PEEC ao período reprodutor de algumas espécies, como o rouxinol-pequeno-dos-caniços A. scirpaceus, ou em alternativa a fazer análises diferenciadas para algumas espécies em que tal se justifique, podendo, por exemplo ser analisado apenas um conjunto de sessões mais curto ou ainda esta análise ser efectuada a nível regional. Análises de parâmetros que permitam inferir sobre a fenologia de diferentes espécies poderiam ser um bom indicador para avaliar a viabilidade de ajustamento do período das sessões incluídas neste programa. Para tal, a Central Nacional de Anilhagem pode fornecer os dados que sejam úteis para esta análise, por solicitação.

Uma divulgação mais abrangente deste esforço é importante, sendo que a integração dos dados no EuroCES poderá vir a ser uma grande mais valia. A nível ibérico também seria muito interessante realizar análises de dados conjuntas, dada a continuidade e semelhança dos habitats e avifauna presente. Algumas sugestões surgiram também no sentido de tornar mais visível para a população em geral os resultados do programa e as tendências possíveis de obter, de forma regular.


Os coordenadores do PEEC agradecem a excelente participação e desejam a todos uma boa época!





bottom of page