top of page

Bird Migration Atlas

Foi lançado recentemente o Eurasian African Bird Migration Atlas que reúne mais de um século de dados de anilhagem de toda a Europa e apresenta mapas interactivos e estatísticas para 300 espécies de aves.


Para além das bases de dados da EURING, para a qual contribuem todos os anilhadores através das Centrais Nacionais de Anilhagem, estes mapas contam também com informação do Movebank.

No atlas interativo são mapeados e analisados dados sobre os movimentos de milhões de aves nas rotas de migração Eurásia-Africa. Todos os mapas são acompanhados por textos interpretativos e várias estatísticas.

Uma aplicação que resulta de um esforço científico internacional, sob a égide da Convenção sobre a Conservação de Espécies Migratórias de Animais Silvestres (CMS), para o desenvolvimento do primeiro atlas de migração de aves em três continentes. Destaca-se desde logo a colaboração e contribuição de muitas organizações, academia e ornitólogos, que no final se traduziu na criação de uma ferramenta valiosa, aberta a todos.

Não só permite desde já explorar a informação conhecida sobre os movimentos das aves, mas vai mais além, tendo em conta que será possível actualizar o conjunto de dados regularmente com os trabalhos que vão sendo produzidos todos os anos. O potencial é enorme. Um projecto para o qual será certamente recompensador contribuir como anilhadores.


Aqui fica o link: Bird Migration Atlas








Posts recentes

Ver tudo

Obrigado Michael Armelin

Foi com enorme tristeza que recebemos a notícia do falecimento do ornitólogo e anilhador Michael Gaston Roger Armelin, no passado dia 28 de Fevereiro. O Michael teve sempre um papel muito activo na an

bottom of page