top of page

Novo site PEEC e época 2021

Projeto Estações de Esforço Constante em período de nidificação: divulgação de resultados e início de uma nova época de campo


É com grande satisfação que divulgamos hoje resultados atuais do Projeto de Estações de Esforço Constante, dedicado ao período de nidificação!

Nos últimos meses a equipa de coordenação conjunta deste projeto, responsabilidade do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF – CEMPA), com a Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves (APAA) e o Centro de Investigação em Recursos Genéticos e Biodiversidade da Universidade do Porto (CIBIO-UP), procurou coligir e analisar a informação recolhida em 18 estações de anilhagem desde o início desta iniciativa, em 2005.

As primeiras palavras não podiam deixar de ser as de deixar um enorme agradecimento aos anilhadores e colaboradores envolvidos, na sua maioria, voluntários, pelo enorme esforço desenvolvido. São eles a alma e o motor deste importante e estruturante projeto e esperamos que a divulgação destes primeiros resultados sirva de estimulo para o início do trabalho da nova época de campo que hoje se inicia e para uma participação duradoura neste e noutros projetos que visam monitorizar e conservar as nossas aves.

Dada a estrutura tripartida da coordenação, a melhor opção foi criar um local de divulgação próprio para difundir os resultados. A partir de hoje o PEEC em período de nidificação tem o seu próprio mini website (www.peec.pt), onde podem consultar os primeiros resultados sobre as tendências de algumas das espécies mais capturadas. O nosso objetivo é que esta página cresça e venha a incorporar cada vez mais informação sobre o projeto e os seus colaboradores e também que seja regularmente atualizada. Por isso estamos abertos às vossas ideias e sugestões.



Em breve será criada uma página acessível apenas aos coordenadores das EECs e elementos da equipa, para poderem verificar se os vossos dados já entraram na base de dados, proceder à correção de erros e verificar informação em falta e tornar assim o processo mais dinâmico e eficiente.


Aproveitando ainda o lançamento da página, aproveitamos para divulgar uma notícia publicada hoje na revista Wilder em que se fala do projeto e dos seus resultados, que podem consultar aqui https://www.wilder.pt/historias/arranca-hoje-a-temporada-de-anilhagem-de-aves-nidificantes-em-portugal/?fbclid=IwAR05XvrUz1WLEg-BLMpsthebwQmNPsYOSfxA_UBOvQGGtxeAuyPSL5iv9Hw


Resta-nos desejar-vos boas anilhagens e que tenham uma excelente época de 2021, apesar das restrições ainda em vigor.


bottom of page