top of page

Resultados do PEEC em 2020

Apesar do início do PEEC em 2020 ter ocorrido pouco tempo depois de termos entrado no primeiro período de confinamento, devido à pandemia da Covid-19, diversas estações conseguiram manter o esforço de anilhagem e realizar o número de sessões suficiente para assegurar a continuidade do projeto.

As dificuldades foram muitas, mas várias estações conseguiram funcionar, quer por serem asseguradas por profissionais afetos ao ICNF, que se mantiveram em funções no terreno, quer por colaboradores voluntários, que conseguiram garantir as condições de segurança exigidas de acordo com as normas emitidas pela DGS.


Assim, foi possível assegurar o funcionamento de 11 estações em 2020, das quais 4 cumpriram todas as sessões previstas. Na tabela abaixo podem ver as estações que funcionaram e o número de sessões realizado em cada:

Decorreu ainda o ano zero, ou seja, o período experimental para a instalação de uma nova estação em Atenor (Bragança), iniciativa do anilhador Luís Ribeiro/Palombar, em que se aferiram este ano os locais a utilizar, na expetativa de entrar em pleno funcionamento em 2021.


A todos eles o nosso especial agradecimento por terem conseguido perseverar e contornar as dificuldades, em segurança, que estes novos tempos trouxeram, garantindo assim a continuidade do projeto.


Solicitamos que façam chegar os dados à coordenação do projeto com a brevidade possível, para que os possamos incorporar na base de dados.

Aproveitamos ainda para informar que temos feito um esforço enorme para adicionar toda a informação existente na base de dados do PEEC de forma a poder fazer uma análise global dos dados existentes desde o início do projeto. Muita da informação recolhida acabou por não ser enviada para a coordenação atempadamente e tem vindo a ser agora incorporada, estando a situação de muitas das estações totalmente atualizada. Contudo, ainda há informação em falta para algumas das estações. Apelamos a quem tem ainda dados por enviar, que os envie com brevidade, pois teremos que “fechar” a base de dados para análise dos períodos anteriores.


Muito brevemente traremos novidades da situação global do PEEC e dos resultados obtidos.


Esperamos que isto possa servir de motivação para a época de 2021 que está à porta!


Boas anilhagens!

bottom of page