top of page

Um agradecimento merecido

Mais de 25 anos ao serviço da Central Nacional de Anilhagem

Depois de vários anos ao serviço em diversas áreas protegidas, assumiu em 1998 a coordenação da Central Nacional de Anilhagem, integrando também mais tarde o Centro de Estudos de Migrações e Proteção de Aves. Desenvolveu o Programa Nacional de Monitorização de Aves Aquáticas Invernantes, o Projeto de Estações de Esforço Constante e representou o país na Assembleia Geral da EURING, no AEWA e no IWC, entre outras funções e projectos.

Falamos de Vitor Encarnação, ornitólogo, anilhador, geógrafo. Nestes quase 25 anos, a sua extrema dedicação, rigor e excepcional capacidade de mobilização marcaram de forma indelével os esforços de estudo e monitorização da avifauna, em particular com recurso à anilhagem científica.


Fruto do seu empenho se estabeleceu a Estação Ornitológica Nacional, onde já funcionava desde 1976 a Campanha de Migração Outonal da Lagoa de Santo André, que se conseguiu não só manter continuamente em actividade, como também melhorar significativamente as condições para os anilhadores que ano após ano se associam ao esforço e contribuem voluntariamente para esta campanha. Foi também o grande impulsionador da anilhagem de aves como ferramenta com base científica para o estudo e monitorização das tendências populacionais das aves.

A par de outros, é uma referência para todos os anilhadores e a sua disponibilidade, capacidades técnicas e competências sociais beneficiaram a muitos, senão mesmo a todos, no decurso da sua formação como anilhadores.


A APAA expressa aqui o seu reconhecimento e agradecimento por todo o esforço e dedicação que empenhou no desenvolvimento da actividade de anilhagem científica de aves em Portugal e pelo apoio sempre presente a todos os anilhadores portugueses.


Muito mais ficará certamente por dizer, mas sabemos que continuará presente e contamos com o seu apoio,


Até já Vitor!


A APAA


Posts recentes

Ver tudo

Obrigado Michael Armelin

Foi com enorme tristeza que recebemos a notícia do falecimento do ornitólogo e anilhador Michael Gaston Roger Armelin, no passado dia 28 de Fevereiro. O Michael teve sempre um papel muito activo na an

bottom of page